44 | 3127-2700

Notícias - Safra das principais culturas de verão se encerra nos próximos dias

Notícias » Notícias » Safra das principais culturas de verão se encerra nos próximos dias

Safra das principais culturas de verão se encerra nos próximos dias

  • 21/05/2018

 Em poucos dias, as principais culturas de verão terão suas safras concluídas, pois faltam poucas áreas a serem colhidas no Estado: 1% da cultura de arroz; 2% de soja e de milho.  Segundo o Informativo Conjuntural da Emater/RS-Ascar, divulgado nesta quinta-feira (17/05), os resultados apontam para uma safra do arroz de boa produtividade, acima de 7,5 toneladas por hectare. O que continua a preocupar a classe produtiva é o valor da saca de arroz recebido pelo produtor, impossibilitando-lhes de fazerem investimentos nas lavouras. 


Na cultura do milho, restam praticamente as lavouras cultivadas do segundo plantio. A produtividade das áreas já colhidas permanece em torno de 105 sacas por hectare, de boa qualidade. A falta de chuvas está prejudicando o desenvolvimento da cultura nos diferentes estágios atuais e poderá reduzir os rendimentos das áreas não colhidas no segundo plantio. A comercialização atinge aproximadamente 70% da safra em andamento. Os negócios andam estáveis, com os produtores aguardando melhor definição do mercado e esperando o resultado do desenvolvimento da safrinha brasileira e das condições da safra americana. 

A soja também está praticamente toda colhida no RS, restando apenas parte de lavouras nas regiões Sul, Campos de Cima da Serra e Fronteira Noroeste. A produtividade se aproxima de três toneladas por hectare, obtidas dentro do esperado, mas com grande variação entre lavouras e época de plantio. 

Nas regiões de maior área de lavouras da principal cultura de inverno, o trigo, a tendência dos últimos dias é de aumento da procura por sementes, devido ao estímulo do bom preço do momento, junto à perspectiva de um ano comercial melhor do que ao da safra passada. A área total do Estado ainda não está definida, mas já não é tão definitiva a redução prevista anteriormente.

Fonte: www.agrolink.com.br